Pular para o conteúdo

Profissões que exigem carteira de motorista

Profissões que exigem carteira de motorista

Se você está procurando uma profissão que exija carteira de motorista, saiba que existem diversas opções no mercado de trabalho.

A carteira de motorista é um documento que comprova que você está apto a dirigir um determinado tipo de veículo, seguindo as normas de trânsito e de segurança.

Dependendo da categoria da sua carteira, você pode dirigir desde motocicletas até caminhões com reboque.

Algumas profissões que exigem carteira de motorista são:

Entregador

Se você gosta de trabalhar com entregas de produtos ou documentos, essa pode ser uma boa opção para você.

Você pode trabalhar como autônomo ou contratado por uma empresa de logística, usando sua própria moto ou um veículo fornecido pela empresa.

Para essa profissão, você precisa ter carteira de motorista na categoria A (motocicletas, motonetas, triciclos etc.).

Taxista

Caso seu desejo for transportar pessoas e conhecer diferentes lugares, essa pode ser uma profissão interessante.

Você pode trabalhar como taxista convencional ou por aplicativos de transporte, usando seu próprio carro ou um veículo alugado.

Para essa profissão, você precisa ter carteira de motorista na categoria B (carros de passeio, camionetas etc.) e também ter o EAR (Exerce Atividade Remunerada) no documento.

Caminhoneiro

Se você gosta de viajar e transportar cargas pesadas, essa pode ser uma profissão desafiadora para você.

Você pode trabalhar como caminhoneiro autônomo ou contratado por uma transportadora, usando seu próprio caminhão ou um veículo fornecido pela empresa.

Para essa profissão, você precisa ter carteira de motorista na categoria C (caminhões, máquinas agrícolas etc.), D (ônibus, vans etc.) ou E (caminhões com reboque, trailers etc.), dependendo do tipo de veículo que irá conduzir.

Motorista de ônibus

Caso você goste de transportar passageiros e tem habilidade para dirigir veículos grandes, essa pode ser uma profissão gratificante para você.

Você pode trabalhar como motorista de ônibus urbano, intermunicipal ou rodoviário, usando um veículo fornecido pela empresa de transporte.

Para essa profissão, você precisa ter carteira de motorista na categoria D (ônibus, vans etc.) e também ter o EAR (Exerce Atividade Remunerada) no documento.

Essas são apenas algumas das profissões que exigem carteira de motorista, mas existem muitas outras que também podem ser interessantes para você.

O importante é escolher uma profissão que combine com seu perfil, suas habilidades e seus objetivos.

E lembre-se: dirigir é uma responsabilidade que exige atenção, cuidado e respeito às leis de trânsito e aos demais usuários da via.