Pular para o conteúdo

Nova espécie de tubarão com dentes em forma de colher é descoberta em caverna nos EUA

Nova espécie de tubarão com dentes em forma de colher é descoberta em caverna nos EUA

Uma equipe de físicos da Coreia do Sul encontrou fósseis de uma nova espécie de tubarão em uma camada de rocha do Parque Nacional Mammoth Cave, nos Estados Unidos. A nova espécie, batizada de Strigilodus tollesonae, tem dentes pequenos e curvos, semelhantes a colheres.

Os pesquisadores afirmam que o tubarão viveu há cerca de 300 milhões de anos e se alimentava de plâncton e pequenos crustáceos. Eles também dizem que a espécie está mais relacionada com o peixe-rato moderno do que com os tubarões atuais.

O Parque Nacional Mammoth Cave é o sistema de cavernas mais longo conhecido do mundo e conta com mais de 600 km já explorados. Ao longo dos anos, mais de 40 outros fósseis de tubarões e seus parentes distantes foram encontrados nesse espaço.

A descoberta da nova espécie foi anunciada no Dia Nacional dos Fósseis, celebrado em 14 de outubro nos EUA. A equipe publicou dois artigos sobre o achado no site arXiv, onde ainda não foram revisados por pares.

A nova espécie foi nomeada em homenagem a Kelli Tolleson, guia do parque e responsável por descobrir locais fósseis importantes. Os pesquisadores também forneceram um vídeo do material parcialmente levitando acima de um ímã, demonstrando o efeito Meissner, uma característica da supercondutividade.