Pular para o conteúdo

Como saber se o feijão estragou e evitar que azede

feijão

Você está no meio de uma receita e chega a hora de adicionar o feijão. Você abre o saco e… o cheiro não é o mesmo de sempre. Ou então, você abre a vasilha dele já cozido e está com cheiro azedo. Como saber se o feijão estragou?

Como ver se o feijão estragou

O feijão estragado geralmente tem um odor forte e desagradável, sendo ele cru ou cozido, só com essa informação você já consegue chegar na conclusão final.

Outra maneira de ver se o feijão estragou é verificar a cor. O feijão cru deve ter uma cor brilhante. Se estiver sem brilho, isso pode significar que o feijão estragou.

Outra maneira de saber se o feijão estragou é verificar a textura. Feijões crus estragados tendem a ficar moles e sem forma. Se o seu feijão estiver com aspecto normal, você pode continuar.

Como evitar que o feijão estrague

Agora que você sabe como saber se o feijão estragou, é hora de aprender a evitar que isso aconteça. Você deve sempre guardar o feijão em um recipiente hermético. Isso ajudará a evitar que o feijão entre em contato com o ar e estrague.

Você também deve evitar deixar o feijão cru na geladeira por mais de três dias. O ar frio da geladeira pode causar a umidade do feijão, o que pode levar à deterioração.

Feijão estragado não é apenas ruim para o seu prato, mas também para a sua saúde. Se você consumir feijão estragado, pode sofrer de náuseas, vômitos ou diarreia.

Agora que você sabe como saber se o feijão estragou e como evitar que ele azede, você pode ter certeza de que seus pratos sempre estarão prontos para o consumo.

Lembre-se sempre de guardar o feijão em um recipiente hermético e na geladeira. E, se o seu feijão estiver estragado, descarte-o imediatamente.