Pular para o conteúdo

Profissões para quem gosta de decorar

Profissões para quem gosta de decorar

Se você gosta de decorar, saiba que existem diversas profissões que podem te permitir expressar sua criatividade e bom gosto.

Aqui vamos apresentar algumas ideias de carreiras que envolvem decoração, seja de ambientes internos ou externos, residenciais ou comerciais, com diferentes níveis de formação e atuação. Confira:

Designer de interiores

É o profissional que planeja e executa projetos de decoração para espaços internos, buscando harmonizar cores, móveis, objetos, iluminação e revestimentos.

Ele pode trabalhar em escritórios especializados, lojas de móveis e decoração, construtoras ou como autônomo.

Para se tornar um designer de interiores, é preciso fazer um curso técnico ou superior na área.

Arquiteto

Esse é o profissional que projeta e coordena obras de construção ou reforma de espaços, considerando aspectos estéticos, funcionais, estruturais e legais.

Ele também pode atuar na decoração de interiores, criando ambientes personalizados e integrados ao projeto arquitetônico.

Para se tornar um arquiteto, é preciso fazer uma graduação em arquitetura e urbanismo e obter o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Paisagista

é o profissional que cria e executa projetos de paisagismo para espaços externos, como jardins, praças, parques e áreas verdes.

Ele utiliza plantas, flores, pedras, água e outros elementos naturais para compor ambientes agradáveis e sustentáveis.

Ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, escritórios de arquitetura ou paisagismo ou como autônomo.

Para se tornar um paisagista, é preciso fazer um curso técnico ou superior na área.

Artesão

É o profissional que produz peças decorativas com materiais diversos, como tecidos, madeira, cerâmica, papel, metal e vidro.

Ele pode usar técnicas tradicionais ou inovadoras para criar objetos únicos e originais. Ele pode vender suas peças em feiras, lojas, sites ou por encomenda.

Para se tornar um artesão, não há uma formação específica exigida, mas é recomendável fazer cursos livres para aprender e aperfeiçoar as técnicas.

Consultor de cores

É o profissional que ajuda a escolher as cores mais adequadas para cada ambiente, levando em conta aspectos como iluminação, estilo, sensações e tendências.

Ele pode trabalhar em lojas de tintas, escritórios de arquitetura ou design ou como autônomo.

Para se tornar um consultor de cores, é preciso fazer um curso livre na área.

Essas são apenas algumas das profissões para quem gosta de decorar. Existem muitas outras possibilidades que podem combinar com seu perfil e seus objetivos.

O importante é se informar sobre o mercado de trabalho, as exigências e as oportunidades de cada área e se capacitar para exercer sua profissão com qualidade e competência.