Pular para o conteúdo

Tatame EVA ou Grama Sintética: o que é melhor?

Tatame EVA ou Grama Sintética: o que é melhor?

Se você está em dúvida sobre qual a melhor opção no quesito custo-benefício entre tatame EVA ou grama sintética, nós iremos te ajudar.

Hoje, ao projetar ambientes recreativos ou áreas esportivas, é crucial escolher o material de revestimento correto, esse que poderá fazer toda diferença naquele ambiente, deixando-o personalizado.

E, como uma das opções mais vantajosas, o tatame e a grama sintética se tornam os mais buscados, por oferecem benefícios que os tornam únicos.

Por fim, veja a seguir entre tatame EVA ou grama sintética, qual a melhor opção para o seu uso na atualidade.

Tatame EVA

O tatame EVA (Etil Vinil Acetato) é uma espécie de tapete ou piso emborrachado amplamente utilizado em academias, escolas e centros recreativos. 

Suas principais características são:

  • Segurança: O tatame EVA é projetado para absorver impactos, o que o torna ideal para atividades físicas e esportivas, minimizando o risco de lesões.
  • Versatilidade: Está disponível em várias espessuras e pode ser montado como um quebra-cabeça, facilitando a instalação e remoção.
  • Higiene: Sua superfície é fácil de limpar, e o material é resistente a fungos e bactérias.
  • Estética: Vem em diversas cores, permitindo a personalização do ambiente.

Dessa forma, você consegue ter acesso a revestimentos semelhantes tapetes emborrachados, esses que conseguem trazer inúmeras opções de uso, como em playgrounds, academias, áreas de lazer, locais com prática de esportes e outros.

Grama Sintética

A grama sintética, por outro lado, é uma alternativa artificial ao gramado natural. 

Atualmente, ela tem se tornado cada vez mais popular em campos esportivos, jardins e, mais recentemente, como grama sintética para playground. 

Suas principais características incluem:

  • Durabilidade: Resiste a condições climáticas adversas com uma longa vida útil.
  • Manutenção: Você não precisará podar, regar e dentre outras coisas, possuindo uma manutenção bem mais rápida e simples.
  • Versatilidade: Você consegue instalar com total facilidade tanto em ambientes externos quanto internos.
  • Estética: Oferece uma aparência natural sem as irregularidades e manchas típicas do gramado natural.

Por fim, esse modelo de grama hoje pode ser usado tanto para áreas internas ou externas, se adequando conforme sua necessidade, motivo que a torna uma excelente opção custo-benefício.

Tatame EVA ou Grama Sintética: qual escolher?

A escolha entre tatame EVA e grama sintética dependerá na maioria da sua intenção de uso e das suas preferências.

Por exemplo, para ambientes esportivos internos ou locais onde as atividades envolvem muito contato com o chão, como artes marciais ou ginástica, o tatame EVA é a opção mais adequada devido à sua capacidade de absorção de impacto.

Já para áreas ao ar livre, como campos de futebol, jardins ou playgrounds, a grama sintética é a escolha ideal. 

Até porque, além de oferecer um ambiente mais natural, a grama sintética para playground, por exemplo, é resistente e proporciona uma superfície segura e agradável para as crianças brincarem.

Portanto, tanto o tatame EVA quanto a grama sintética têm seus méritos, e a escolha final dependerá das necessidades específicas do projeto.