Pular para o conteúdo

11 dicas para uma viagem de férias inesquecível

11 dicas para uma viagem de férias inesquecível

Você está procurando dicas sobre como ter as melhores férias de todos os tempos? Se sim, você veio ao lugar certo. Neste post do blog, compartilharemos 11 dicas para uma viagem inesquecível.

Quer esteja a planear férias com antecedência ou uma viagem espontânea, certifique-se de que planeia as suas despesas de viagem, leve roupas leves e versáteis e mantenha-se ligado enquanto viaja. Mais importante ainda, não se esqueça de relaxar e aproveitar o seu tempo!

1. Planeje suas férias com antecedência

Escolha o seu destino

Na hora de planejar as férias dos seus sonhos, o primeiro passo é escolher o seu destino. Considere que tipo de clima você gostaria, se deseja férias na cidade ou na praia, e quais atividades e atrações estão disponíveis na área.

Depois de escolher o seu destino, pesquise a melhor época do ano para visitar. Por exemplo, se você deseja evitar multidões, planeje viajar durante a baixa temporada.

Reserve seus voos e acomodação

O próximo passo é reservar os seus voos e alojamento. Certifique-se de comparar as taxas e comentários antes de reservar.

Se você estiver viajando com um orçamento apertado, procure ofertas de passagens aéreas e acomodações. Você também pode economizar dinheiro ficando em um Airbnb ou hostel em vez de um hotel.

Atividades de pesquisa e atrativos na área

Depois de reservar seus voos e hospedagem, é hora de começar a pesquisar atividades e atrações na área. Isso ajudará você a aproveitar ao máximo sua viagem, garantindo que você não perca nenhum ponto turístico ou experiência imperdível.

Use recursos on-line, como tripadvisor.com ouloneplanet.com, para encontrar ideias de coisas para fazer e lugares para ver em sua cidade ou vila de destino.

2. Traga roupas leves e versáteis

Leve apenas o essencial

Ao fazer as malas para as férias, é importante levar apenas o essencial. Isso significa itens que você realmente usará e precisará durante sua viagem. Por exemplo, se você estiver viajando para um destino de praia, precisará de roupas de banho, protetor solar e sandálias.

Se você estiver viajando para um destino frio, precisará de roupas quentes, como casacos e luvas. A luz de embalagem também economizará dinheiro em taxas de bagagem.

Escolha roupas que possam ser combinadas

Na hora de escolher quais roupas levar para a viagem, é importante selecionar itens que possam ser facilmente misturados e combinados.

Dessa forma, você pode criar looks diferentes sem ter que levar muita roupa na mala. Por exemplo, se você embalar roupas de cores neutras, poderá misturar e combinar esses itens para criar várias roupas.

Peças versáteis como jeans ou um vestido preto também podem ser vestidas para cima ou para baixo, dependendo da ocasião.

Traga sapatos confortáveis

Uma das coisas mais importantes para levar na mala são os sapatos confortáveis. Isso ocorre porque você provavelmente fará muitas caminhadas durante suas férias explorando diferentes pontos turísticos e atrações. Portanto, é importante ter sapatos confortáveis e elegantes.

Por exemplo, os tênis são uma ótima opção porque podem ser usados com vários tipos de roupas e não machucam os pés depois de caminhar o dia todo.

3. Esteja aberto a novas experiências

Fale com os moradores

Ao viajar, uma das melhores maneiras de vivenciar a cultura e conhecer a região é conversando com os habitantes locais.

Eles podem fornecer informações que você não encontrará em um guia e podem até recomendar algumas atrações ou atividades fora do comum.

Se você não se sentir confiante em abordar as pessoas, considere fazer um passeio a pé liderado por um guia local.

Experimente novos alimentos

Parte da diversão de viajar é experimentar coisas novas, e isso inclui comida. Não se limite a comer apenas em restaurantes turísticos – aventure-se e experimente um pouco da gastronomia local.

Você não apenas terá uma noção melhor da cultura, mas também poderá descobrir que gosta de alguns novos pratos. E se você não é aventureiro quando se trata de comida, geralmente há muitas outras opções disponíveis.

Participar de atividades locais

Outra ótima maneira de mergulhar na cultura é participando de atividades locais. Isso pode significar qualquer coisa, desde participar de um festival ou desfile tradicional até uma caminhada ou passeio de bicicleta por áreas cênicas.

Ao fazer coisas que os locais fazem, você terá uma noção melhor de como é a vida cotidiana deles e talvez até faça novos amigos ao longo do caminho.

4. Faça um orçamento de sua viagem

Pesquise o custo de vida no seu destino

Ao planejar suas férias, é importante pesquisar o custo de vida no seu destino. Isso ajudará você a fazer um orçamento para sua viagem e evitar surpresas.

O custo de vida pode variar muito de lugar para lugar, por isso é importante fazer sua pesquisa com antecedência.

Existem muitos recursos online que podem ajudá-lo a estimar o custo de vida em diferentes cidades ao redor do mundo.

Defina um orçamento para atividades e atrações

Depois de ter uma ideia do custo de vida no seu destino, você pode definir um orçamento para atividades e atrações. Ao definir seu orçamento, seja realista e inclua todas as despesas em potencial.

Também é uma boa ideia ter alguma flexibilidade no seu orçamento caso queira fazer algo espontâneo

5. Mantenha seus pertences seguros

Não deixe objetos de valor à vista

Quando você estiver fora de casa em suas férias, não deixe objetos de valor à vista. Isso inclui coisas como joias, laptops, câmeras e outros eletrônicos. Se possível, mantenha-os escondidos em uma bolsa ou mochila.

Se você precisar carregá-los com você, certifique-se de que eles estejam bem protegidos e não sejam facilmente acessíveis a batedores de carteira.

Use um armário seguro para seus pertences

Quando não os estiver usando, guarde seus objetos de valor em um local seguro. Pode ser um cofre em seu hotel ou um armário seguro em uma atração ou local de atividade.

Certifique-se de manter o controle de seus pertences e saber onde eles estão o tempo todo.

Mantenha seu dinheiro e cartões em um local seguro

Ao transportar dinheiro e cartões de crédito, mantenha-os em um local seguro, onde não sejam facilmente perdidos ou roubados. Um cinto de dinheiro ou bolso escondido é uma boa opção.

Certifique-se também de manter o controle de quanto dinheiro você está carregando com você para que você não seja vítima de roubo.

6. Ter seguro de viagem

Escolha o seguro de viagem certo para suas necessidades

Ao escolher o seguro viagem, é importante considerar que tipo de cobertura você precisa. Existem muitos tipos diferentes de políticas disponíveis, portanto, certifique-se de selecionar a que melhor atende às suas necessidades.

Por exemplo, se você planeja fazer muitas atividades de aventura, deve certificar-se de que sua apólice cobre essas atividades.

Leia as letras miúdas de sua apólice de seguro de viagem

Depois de selecionar uma política, certifique-se de ler as letras miúdas com cuidado. Dessa forma, você saberá exatamente o que é e o que não é coberto pela sua apólice.

Também é importante observar quaisquer exclusões ou limitações na cobertura. Por exemplo, algumas apólices podem não cobrir despesas médicas incorridas durante a participação em determinadas atividades.

Certifique-se de estar coberto para suas atividades planejadas

Antes de finalizar sua apólice de seguro viagem, faça uma lista de todas as atividades que planeja fazer durante a viagem. Em seguida, verifique se essas atividades estão cobertas pela sua apólice.

Se não forem, pode ser necessário adquirir um passageiro adicional ou fazer upgrade para um tipo diferente de apólice.

7. Esteja preparado para atrasos de viagem

Verifique o status de seus voos antes de partir

Antes de sair para o aeroporto, é importante verificar o status do seu voo para garantir que não haja atrasos. Você pode fazer isso verificando o site da companhia aérea ou ligando para o número de atendimento ao cliente. Se houver um atraso, é importante saber quanto tempo será para que você possa fazer outros planos de acordo.

Incluir tempo extra para atrasos de viagem

Ao fazer as malas para sua viagem, certifique-se de incluir um tempo extra em sua programação em caso de atrasos na viagem. Desta forma, se o seu voo estiver atrasado, você não perderá nenhuma atividade ou compromisso que tenha planejado.

Também é uma boa ideia ter um plano de backup em caso de atrasos, como reservar um voo mais tarde ou alterar suas reservas de acomodação.

Tenha um plano de backup para habitação em caso de atrasos

Se você estiver viajando com a família ou amigos, é importante ter um plano reserva de hospedagem em caso de atrasos na viagem. Desta forma, se o seu voo estiver atrasado e você não puder ficar em sua acomodação original, você terá outro lugar para ficar.

Você pode descobrir sobre hotéis locais ou Airbnbs que estariam disponíveis em curto prazo pesquisando on-line ou ligando para o número de atendimento ao cliente.

8. Fique conectado

Compre um cartão SIM local

Ao viajar, é importante estar conectado. Uma maneira de fazer isso é comprar um cartão SIM local. Isso lhe dará acesso à Internet e permitirá que você faça chamadas telefônicas por uma fração do custo de usar sua rede doméstica.

Leve um carregador portátil

Outra maneira de se manter conectado durante a viagem é levar um carregador portátil com você. Isso garantirá que seus dispositivos estejam sempre carregados e prontos para uso, esteja você tirando fotos ou verificando as direções.

Use hotspots WiFi com sabedoria

A maioria dos hotéis, cafés e outros locais públicos oferece pontos de acesso WiFi que você pode usar gratuitamente ou por uma pequena taxa. Ao usar esses hotspots, é importante estar ciente dos riscos potenciais envolvidos em fazê-lo.

Certifique-se de estar conectado a uma rede segura e evite compartilhar informações pessoais ou dados financeiros em uma conexão não segura.

9. Mantenha sua energia alta

Fique hidratado

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter sua energia alta nas férias é manter-se hidratado. Beba bastante água ao longo do dia e evite bebidas açucaradas ou alcoólicas. Se você estiver viajando em um clima quente, beba ainda mais água para evitar a desidratação.

Faça refeições saudáveis

Outra maneira de manter sua energia alta é comer refeições saudáveis. As férias costumam ser um momento em que as pessoas deixam suas dietas escorregar, mas comer junk food só fará você se sentir lento e com pouca energia. Opte por lanches saudáveis, como frutas e legumes, e tente obter alguma proteína em todas as refeições.

Descanse o suficiente

Finalmente, certifique-se de descansar o suficiente durante as férias. Pode ser tentador ficar acordado até tarde e festejar ou passear o dia todo, mas você precisará de algum tempo de inatividade para recarregar as baterias. Procure dormir pelo menos 8 horas por noite e tire uma soneca se começar a se sentir cansado durante o dia.

10. Aproveite suas férias

Relaxe e recarregue

Depois de todo o planejamento e preparação, finalmente é hora de aproveitar suas férias. Certifique-se de tirar algum tempo para relaxar e recarregar, tanto mentalmente quanto fisicamente. Desconecte-se do trabalho, desconecte-se das mídias sociais e concentre-se apenas em aproveitar o ambiente.

Faça uma pausa nos passeios turísticos e passe uma tarde observando as pessoas em um parque ou café local. Desacelere e saboreie os momentos que compõem as suas férias.

Tire muitas fotos

Claro, você vai querer documentar sua viagem com muitas fotos. Mas não deixe tirar fotos se tornar uma tarefa árdua. Certifique-se também de aproveitar a experiência sem estar sempre atrás da lente da câmera. Quando possível, guarde sua câmera e apenas aproveite o momento. Você sempre pode tirar mais fotos depois.

11. Leve seu protetor solar

Não importa a época do ano em que você estiver viajando, é importante levar protetor solar. Os raios do sol podem ser prejudiciais mesmo quando não está quente lá fora, por isso é melhor prevenir do que remediar.

Escolha um protetor solar com FPS de pelo menos 30 e aplique-o generosamente antes de passar algum tempo ao ar livre. Reaplique a cada duas horas, ou com mais frequência se estiver suando ou nadando.

Além do protetor solar, considere levar um chapéu e óculos de sol para proteger seu rosto do sol.

Conclusão

A melhor maneira de ter umas férias inesquecíveis é planejar com antecedência, estar aberto a novas experiências, orçar sua viagem e manter sua energia em alta. Seguindo estas dicas, você pode garantir que você terá férias que nunca esquecerá.