Pular para o conteúdo

Como ganhar seguidores no Instagram

Como ganhar seguidores no Instagram

Se você deseja ganhar mais seguidores no Instagram, veio ao lugar certo. Nesta postagem do blog, abordaremos algumas das razões pelas quais o Instagram é importante e como você pode obter mais seguidores na plataforma.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram é uma ferramenta poderosa para empresas e indivíduos. E com sua popularidade cada vez maior, está ficando cada vez mais fácil alcançar um público mais amplo.

Mas antes de mergulharmos nas dicas e truques para ganhar seguidores, vamos falar brevemente sobre por que você deve estar no Instagram em primeiro lugar.

Por que você deve estar no Instagram?

A importância do Instagram

Em junho de 2018, havia 1 bilhão de usuários ativos mensais no Instagram, com mais de 500 milhões de usuários ativos diários. Esse é um enorme público em potencial para sua empresa ou marca!

O Instagram é uma plataforma visual, o que significa que é o lugar perfeito para compartilhar imagens e vídeos que representam sua marca ou produto. Na verdade, 80% dos usuários seguem uma empresa no Instagram.

Não apenas isso, mas o Instagram também é uma plataforma altamente eficaz para marketing e publicidade. Na verdade, as empresas ganham em média US$ 7,00 para cada US$ 1,00 gasto em anúncios no Instagram.

Então, se você ainda não está no Instagram, agora é a hora de começar! E se você está no Instagram, mas não está vendo os resultados que deseja, continue lendo para descobrir como conseguir mais seguidores no Instagram.

O poder da narrativa visual

As pessoas são criaturas visuais, o que significa que respondem bem a visuais – imagens e vídeos. De fato, postagens com recursos visuais têm 40 vezes mais chances de serem compartilhadas do que aquelas sem recursos visuais.

No Instagram, você pode compartilhar fotos e vídeos (até 60 segundos de duração). Você também pode usar Stories – vídeos curtos que desaparecem após 24 horas – para dar a seus seguidores uma visão dos bastidores de sua empresa ou produto, ou para compartilhar prévias de novos produtos ou serviços.

Instagram como ferramenta de negócios

O Instagram não é apenas uma plataforma de mídia social para compartilhar fotos e vídeos; é também uma ferramenta de negócios incrivelmente poderosa. De fato, mais de 75% das empresas dizem que aumentaram seu número de clientes graças ao Instagram.

Existem várias maneiras de usar o Instagram como uma ferramenta de negócios:

Use hashtags para alcançar novos públicos: Hashtags são como palavras-chave – elas ajudam as pessoas a encontrar o conteúdo que estão procurando. Ao usar hashtags relevantes em suas postagens, você poderá alcançar novos públicos interessados no que você tem a dizer.

Compartilhe conteúdo dos bastidores: como mencionamos anteriormente, as pessoas adoram ver o conteúdo dos bastidores porque lhes dá um vislumbre de algo que normalmente não veriam. Esse tipo de conteúdo humaniza sua marca e a torna mais relacionável e acessível.

Realize concursos e brindes: concursos e brindes são uma ótima maneira de aumentar o engajamento e alcançar novos públicos. Ao realizar um concurso ou sorteio no Instagram, inclua hashtags relevantes para que as pessoas possam encontrar sua postagem!

Use anúncios pagos: os anúncios pagos no Instagram são incrivelmente eficazes – como mencionamos anteriormente, as empresas ganham em média US$ 7 para cada US$ 1 gasto! Se você deseja alcançar ainda mais pessoas com sua mensagem, os anúncios pagos são definitivamente o caminho a percorrer.

Como conseguir mais seguidores no Instagram

Qualidade acima de quantidade

Quando se trata de mídia social, não se trata apenas de números. Ter um grande número de seguidores é ótimo, mas se eles não estiverem engajados com seu conteúdo, qual é o sentido? É muito melhor ter um número menor de seguidores engajados do que um grande número de inativos.

Como conseguir seguidores de qualidade? Ao postar conteúdo de alta qualidade que ressoe com seu público-alvo. Compartilhe imagens e vídeos visualmente atraentes e conte uma história. Seja autêntico e genuíno em suas postagens, e as pessoas estarão mais propensas a segui-lo.]

Outra forma de conseguir seguidores é usar um método muito conhecido por influencers hoje em dia que é comprar seguidores reais, dessa forma é possível crescer a sua conta rapidamente, sem perder a qualidade.

A consistência é fundamental

Se você quer que as pessoas te sigam no Instagram, você precisa estar ativo na plataforma. Isso significa postar regularmente e consistentemente. Se você postar apenas de vez em quando, as pessoas vão esquecer de você e passar para outra pessoa que é mais ativa.

Para ser consistente, tente postar todos os dias ou em dias alternados no mesmo horário. Dessa forma, seus seguidores saberão quando esperar um novo conteúdo de você e estarão mais propensos a conferir.

Você também pode usar ferramentas como o Hootsuite para agendar suas postagens com antecedência, para que não precise se preocupar em fazer isso manualmente todas as vezes.

Conte sua história

Sua conta do Instagram deve contar uma história sobre quem você é e o que faz. Que tipo de imagens e vídeos você deseja compartilhar com o mundo? Que mensagem você quer comunicar? Quando as pessoas entendem sua história, é mais provável que elas se conectem com você e se tornem seguidores.

Para contar sua história, comece criando uma estética para sua conta que reflita a identidade da sua marca. Em seguida, publique conteúdo que seja consistente com essa estética e conte uma história coesa sobre quem você é como pessoa ou empresa. À medida que as pessoas percorrem seu feed, elas devem ter uma noção clara de quem você é e do que você é.

Envolva-se com sua comunidade

Se você quer que as pessoas sigam você no Instagram, você precisa se envolver com elas. Isso significa curtir e comentar nas postagens deles, além de responder aos comentários deles em suas próprias postagens. Quando você mostra que está interessado no que eles têm a dizer, é mais provável que eles se interessem pelo que você tem a dizer.

Você também pode usar o Instagram Stories para interagir com seus seguidores de uma maneira mais pessoal. Compartilhe conteúdo dos bastidores, dê uma prévia de novos produtos ou serviços ou apenas mostre sua personalidade. As pessoas estarão mais propensas a segui-lo se sentirem que sabem quem você é como pessoa.

Use Hashtags Relevantes

Hashtags são uma ótima maneira de chamar a atenção para o seu conteúdo e atrair novos seguidores. Quando as pessoas pesquisam uma determinada hashtag, seu conteúdo aparecerá se estiver marcado com essa hashtag. Portanto, escolha hashtags relevantes para sua marca e público-alvo.

Para encontrar as melhores hashtags para sua conta, tente usar uma ferramenta como Hashtagify ou Display Purposes. Essas ferramentas ajudarão você a encontrar hashtags populares e relevantes que você pode usar para alcançar um público mais amplo. Apenas certifique-se de não usar muitas hashtags em cada postagem, ou começará a parecer spam.

Como medir seu sucesso no Instagram

Verifique sua taxa de engajamento

Sua taxa de engajamento é um bom indicador de quão bem você está se saindo no Instagram. Para calcular sua taxa de engajamento, divida o número de curtidas e comentários em suas postagens pelo número de seguidores que você tem.

Por exemplo, se você tem 100 seguidores e sua postagem mais recente tem 10 curtidas e 5 comentários, sua taxa de engajamento seria de 15%.

Há algumas coisas a serem lembradas ao analisar sua taxa de engajamento:

Primeiro, considere a hora do dia em que você está postando. Se você estiver postando durante o horário de pico (como no início da noite), poderá esperar uma taxa de engajamento maior do que se estiver postando fora do horário de pico (como tarde da noite).

Segundo, considere o tipo de conteúdo que você está postando. Se você estiver postando fotos de alta qualidade com legendas interessantes, pode esperar uma taxa de engajamento maior do que se estivesse postando apenas selfies ou pensamentos aleatórios.

Terceiro, considere com que frequência você está postando. Se você estiver postando várias vezes ao dia, pode esperar uma taxa de engajamento maior do que se estiver postando apenas uma ou duas vezes por semana.

Acompanhe o desempenho de sua hashtag

Outra maneira de medir seu sucesso no Instagram é acompanhar o desempenho de sua hashtag. Para fazer isso, basta pesquisar sua hashtag no Instagram e ver quantas postagens foram marcadas com ela.

Você também pode clicar na guia “Top” para ver quais postagens estão recebendo mais curtidas e comentários. Isso lhe dará uma ideia de quais tipos de postagens estão ressoando com seu público e quais não estão.

Analise seus concorrentes

Por fim, uma última maneira de medir seu sucesso no Instagram é analisar seus concorrentes. Veja quem é seu público-alvo e que tipo de conteúdo eles estão divulgando. Então compare isso com o que você está fazendo.

Você está atingindo o mesmo público? Você está usando hashtags semelhantes? As postagens deles estão recebendo mais curtidas e comentários do que as suas? Se sim, por quê? Essas são todas as coisas para se pensar enquanto você se esforça para melhorar sua própria presença no Instagram.

Conclusão

Se você deseja construir sua marca ou negócio no Instagram, é importante entender como ganhar seguidores. Embora existam várias maneiras de fazer isso, algumas estratégias importantes incluem postar conteúdo de alta qualidade de forma consistente, envolver seu público e usar hashtags relevantes.

Ao rastrear sua taxa de engajamento e analisar seus concorrentes, você pode medir seu sucesso e continuar a aumentar sua presença na plataforma.