Pular para o conteúdo

Como saber se você está grávida: sintomas a serem observados

Como saber se você está grávida: sintomas a serem observados

Se você está se perguntando se pode ou não estar grávida, existem alguns sintomas que você pode observar. Náuseas e vômitos, fadiga e cansaço, alterações mamárias, micção frequente e alterações de humor são sinais precoces comuns de gravidez.

Para confirmar a gravidez, você pode fazer um teste de gravidez em casa ou fazer um exame de sangue ou ultrassom no consultório do seu médico.

Existem também alguns riscos e complicações associadas à gravidez, como gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional, aborto, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Mas com os cuidados e apoio certos, a maioria das mulheres passa a ter gestações e bebês saudáveis.

Os primeiros sintomas da gravidez

Nausea e vomito

Náuseas e vômitos são sintomas iniciais comuns da gravidez. Eles são frequentemente chamados de “enjoos matinais”, mas podem acontecer a qualquer hora do dia. Para algumas mulheres, esses sintomas começam na época da menstruação, mas para outras, pode ser algumas semanas depois.

Existem muitas teorias diferentes sobre o que causa náuseas e vômitos durante a gravidez. Alguns acreditam que é devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez. Outros pensam que pode ser devido à reação do corpo a certos cheiros ou alimentos. E outros ainda acreditam que pode ser uma combinação de ambos.

Seja qual for a causa, náuseas e vômitos podem ser muito desconfortáveis e até mesmo debilitantes para algumas mulheres. Se você estiver enfrentando esses sintomas, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a aliviá-los:

  • Descanse bastante;
  • Beba muitos líquidos, especialmente água;
  • Faça refeições pequenas e frequentes em vez de três grandes;
  • Evite alimentos picantes ou gordurosos;
  • Experimente o gengibre em forma de chá ou doce;
  • Tome um suplemento de vitamina B6;
  • Pergunte ao seu médico sobre medicação anti-náusea se nada mais parecer ajudar.

Fadiga e Cansaço

Fadiga e cansaço também são sintomas iniciais comuns da gravidez. Isto é devido ao aumento dos níveis do hormônio progesterona em seu corpo. A progesterona ajuda a preparar seu corpo para a gravidez e pode fazer você se sentir muito cansada.

Você pode achar que precisa tirar sonecas durante o dia ou ir para a cama mais cedo do que o habitual. É importante ouvir o seu corpo e descansar o máximo que puder. Tente evitar cafeína e bebidas açucaradas, que podem piorar a fadiga.

Alterações mamárias

Alterações nos seios são outro sintoma precoce comum da gravidez. Você pode notar que seus seios estão maiores, mais pesados ou mais sensíveis do que o normal. Seus mamilos também podem ser mais escuros e mais sensíveis do que o normal. Essas mudanças são devido ao aumento dos níveis de hormônios em seu corpo durante a gravidez.

Micção frequente

A micção frequente é outro sintoma precoce comum da gravidez, causado pelo aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica. À medida que o útero cresce, ele começa a pressionar a bexiga, o que faz com que você precise urinar com mais frequência. Você também pode acordar várias vezes durante a noite para usar o banheiro.

Mudanças de humor

As mudanças de humor são um sintoma comum da gravidez, mas também podem ser um sinal de TPM (síndrome pré-menstrual). Se você não tem certeza se suas mudanças de humor são devido à gravidez ou à TPM, preste atenção a outros sintomas que você está enfrentando.

Se você está apenas experimentando mudanças de humor e nenhum outro sintoma, é provável que seja devido à TPM. Mas se você também estiver experimentando outros sintomas iniciais da gravidez, como fadiga ou alterações nos seios, é mais provável que suas mudanças de humor sejam devido aos hormônios da gravidez.

Confirmando a gravidez

Teste de gravidez caseiro

Um teste de gravidez caseiro pode ser usado para confirmar a presença de uma gravidez.

O teste funciona detectando o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. O HCG é produzido pela placenta e é detectado pela primeira vez no sangue cerca de 10 dias após a concepção.

Os testes de gravidez caseiros são precisos se usados corretamente e podem ser comprados sem receita médica em farmácias e outros varejistas.

Exame de Sangue

Um exame de sangue também pode ser usado para confirmar uma gravidez. O exame de sangue, como o teste de gravidez caseiro, procura a presença de hCG.

No entanto, os exames de sangue geralmente são mais sensíveis do que os testes caseiros e podem detectar níveis mais baixos de hCG.

Os exames de sangue também podem ser usados para determinar quantas semanas você está grávida.

Ultrassom

Um ultrassom usa ondas sonoras para criar uma imagem do seu útero e das estruturas circundantes. Um ultra-som pode confirmar que você está grávida e ajudar a estimar quantas semanas você está grávida.

Riscos e Complicações

Gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica é uma gravidez que se desenvolve fora do útero, geralmente em uma das trompas de Falópio. Esta é uma complicação grave, pois pode causar a morte da mãe ou do bebê. Os sintomas de uma gravidez ectópica incluem:

  • Dor abdominal intensa;
  • Sangramento vaginal;
  • Tonturas ou desmaios;
  • Dor nos ombros;

Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico imediatamente, pois uma gravidez ectópica pode ser fatal.

Doença Trofoblástica Gestacional

A doença trofoblástica gestacional (DTG) é uma condição rara que pode ocorrer durante a gravidez. É um tipo de câncer que afeta as células que normalmente se tornariam a placenta. Os sintomas de GTD incluem:

  • Sangramento uterino anormal;
  • Passando tecido da vagina;
  • Náuseas e vômitos graves;
  • Perda de peso.

Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico imediatamente, pois a GTD pode ser fatal.

Aborto

O aborto é o término de uma gravidez antes do nascimento do bebê. Pode ser causada por fatores naturais, como aborto espontâneo ou por procedimentos médicos, como aborto induzido. Os sintomas do aborto incluem:

  • Sangramento vaginal;
  • Passagem de tecido da vagina;
  • Cólicas e dor no abdômen;
  • Febre.

Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico imediatamente, pois o aborto pode ser fatal.

Conclusão

Se você está se perguntando se pode estar grávida, fique atento a esses sintomas comuns. Náuseas e vômitos, fadiga e cansaço, alterações mamárias, micção frequente e alterações de humor podem ser sinais precoces de gravidez.

Para confirmar a gravidez, você pode fazer um teste de gravidez em casa ou fazer um exame de sangue no consultório do seu médico. Um ultrassom também mostrará se você está ou não grávida.

Existem alguns riscos e complicações associadas à gravidez, como gravidez ectópica, doença trofoblástica gestacional, aborto, pré-eclâmpsia e parto prematuro.

Se você estiver preocupado com qualquer uma dessas coisas, não deixe de conversar com seu médico.