Pular para o conteúdo

5 dicas para prevenir o diabetes

5 dicas para prevenir o diabetes

Se você é um dos milhões de americanos em risco de diabetes, tomar medidas para prevenir a doença pode parecer assustador. Mas mesmo pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a prevenir o diabetes.

Seguindo essas dicas, você pode diminuir o risco de desenvolver diabetes e viver uma vida mais saudável.

5 dicas para prevenir o diabetes

1. Coma uma dieta saudável

Uma dieta saudável é importante para todos, mas é especialmente importante para pessoas com diabetes. Comer alimentos saudáveis pode ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue e perder peso, se necessário.

Algumas boas escolhas para uma dieta diabética incluem frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite bebidas açucaradas e alimentos processados, tanto quanto possível.

2. Exercite-se regularmente

O exercício regular é outra parte importante do controle do diabetes. O exercício pode ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue e perder peso, se necessário.

Também tem outros benefícios, como reduzir o risco de doenças cardíacas. Apontar para 30 minutos de exercício moderado na maioria dos dias da semana. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são boas escolhas.

3. Monitore seus níveis de açúcar no sangue

Monitorar seus níveis de açúcar no sangue é uma parte importante do controle do diabetes. Você deve verificar seus níveis de açúcar no sangue pelo menos uma vez por dia e com mais frequência se estiverem altos ou baixos.

Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo o uso de um glicosímetro ou um monitor contínuo de glicose (CGM). Seu médico pode ajudá-lo a descobrir qual método é melhor para você.

4. Tome sua medicação para diabetes conforme prescrito

Se você tem diabetes, é importante tomar sua medicação conforme prescrito pelo seu médico. A medicação para diabetes pode ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue e prevenir complicações do diabetes, como doenças cardíacas ou derrames. Não pule doses ou pare de tomar sua medicação sem falar com seu médico primeiro.

5. Perder peso se necessário

Se você está com sobrepeso ou obeso, perder peso pode ajudá-lo a controlar seu diabetes. Perder apenas 5-10% do seu peso corporal pode fazer uma grande diferença nos níveis de açúcar no sangue. Converse com seu médico sobre um plano de perda de peso adequado para você.

Conclusão

Monitorar seus níveis de açúcar no sangue, comer uma dieta saudável e se exercitar regularmente são apenas algumas das coisas que você pode fazer para prevenir o diabetes. Seguindo essas dicas, você pode diminuir o risco de desenvolver essa condição grave.

Gostou deste artigo? Então confira Mais Conteúdos sobre saúde em nosso portal de notícias!