Pular para o conteúdo

Google desenvolve tecnologia que mede frequência cardíaca com fones de ouvido

Google desenvolve tecnologia que mede frequência cardíaca com fones de ouvido

Uma nova tecnologia experimental da Google pode transformar qualquer fone de ouvido com cancelamento de ruído em um monitor cardíaco. A técnica, chamada de audioplethysmography (APG), usa ultrassom de baixa intensidade para detectar as variações no volume dos canais auditivos causadas pelos batimentos cardíacos.

A Google afirma que a APG funciona em todos os fones intra-auriculares com cancelamento de ruído, sem a necessidade de sensores adicionais. A tecnologia também é capaz de medir a frequência cardíaca e sua variabilidade, mesmo com música tocando ou com o corpo em movimento.

A empresa testou a APG por oito meses com 153 voluntários e obteve resultados precisos, com média de erro de 3,21% na frequência cardíaca e de 2,70% na variabilidade. A Google diz que a APG tem potencial para verificar mais dados de saúde do usuário, além de ter um impacto mínimo na bateria dos fones.

A Google publicou um artigo sobre a APG em um site de pré-publicações científicas. A equipe planeja testar a tecnologia em atividades mais intensas, como caminhadas, levantamento de peso, boxe e HIIT. A empresa também revisou a tecnologia com suas equipes internas de saúde, UX e jurídica.